
quarta-feira, 24 de dezembro de 2008
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Selecionado para o "Histórias do Trabalho"

segunda-feira, 10 de novembro de 2008
Eu na Ducha das Letras
http://www.feiradolivro-poa.com.br/noticias_det.php?noticia=162
terça-feira, 28 de outubro de 2008
segunda-feira, 20 de outubro de 2008
quarta-feira, 15 de outubro de 2008
Mão Dupla por Roberto Causo
Mão Dupla, Christian David. Porto Alegre: Artes e Ofícios, Coleção Grilos, 2008, 75 páginas. Capa de Rogério Coelho. Noveleta infanto-juvenil, sobre um garoto sulista (pelos índices sociolingüísticos) que perdeu a mão direita num acidente com fogos de artifício. Em primeira pessoa, a narrativa pretende ser o diário que a psicóloga pediu para ele escrever, de modo a examinar seus sentimentos e a treinar a caligrafia da mão esquerda. Sem esforço, David firma a voz narrativa e caracteriza o personagem, nos seus sentimentos conflitantes e na sua insegurança adolescente. Um ponto de virada na depressão do protagonista é o contato com um jovem cadeirante do bairro, um ex-piloto de corridas (toque interessante) que fraturou a espinha e perdeu o controle das pernas. Alguns trechos são desenvolvidos quase como poemas (capítulos curtos), e há um recurso estrutural interessante – espécie de flashbacks em que o narrador se lembra de sua internação no hospital, descobrir a ausência da mão, etc. Um bom livro, narrativa firme, expressão de maturidade autoral
quarta-feira, 24 de setembro de 2008
Viva a Pulp Fiction!
http://universofantastico.wordpress.com/2008/09/23/os-personagens-de-pulp-fiction/
segunda-feira, 22 de setembro de 2008
sexta-feira, 22 de agosto de 2008
segunda-feira, 18 de agosto de 2008
Entrevista com Stephenie Meyer, de Crepúsculo

quinta-feira, 17 de julho de 2008
Link Band News para reportagem do "Mão Dupla"
http://www.bandrs.com.br/estanoar/cont/bandnews_poa_sabado/07_06_2008/dupla.html
segunda-feira, 14 de julho de 2008
O Par: Uma Novela Amazônica

Logo nas primeiras páginas, aonde um grupo militar adentra na selva, senti um clima do filme “O Predador (1987)”, clima que logo se desfez, o livro é muito mais elaborado que isso.
Na mesma linha narrativa Causo conta a história da aventura na floresta do soldado Feitosa, como uma primeira camada de leitura do texto, e a história da aventura de Feitosa dentro de sí mesmo, à busca de algo quase que irremedialvelmente perdido, numa segunda camada.
O texto tem ainda outros nuances, abordando questões políticas e sociais de forma inteligente.
Para não entregar o conteúdo do livro, e assim estragar as surpresas, só quero fazer menção à algumas outras obras que vieram à minha mente durante à leitura: “Solaris (1961)”, “Soldado no Espaço (1959)”, “Contatos Imediatos do Terceiro Grau (1977)” e “Invasores de Corpos (1954)”. Mas repito, são leves insinuações, na maioria das vezes, e sujeitas à interpretação de quem as lê.
Como última observação quero mencionar também o sentimento que acompanha o livro durante todo o desenrolar da história. O texto trás dentro de sí uma angústia traduzida na alienação do personagem principal, um ser deslocado, perdido em seu interior e exterior, e carente de retomar sua humanidade cada vez mais distante.
Enfim, uma excelente obra de FC e um acréscimo de valor à produção nacional do gênero.
quarta-feira, 2 de julho de 2008
sexta-feira, 20 de junho de 2008
terça-feira, 17 de junho de 2008
Papo sobre "O Rei e o Camaleão" na FASE

terça-feira, 10 de junho de 2008
sexta-feira, 6 de junho de 2008
Mão Dupla na FM Cultura
quinta-feira, 5 de junho de 2008
Mão Dupla na Band News FM
quarta-feira, 4 de junho de 2008
Mão Dupla na Rádio da Universidade
segunda-feira, 19 de maio de 2008
Mão Dupla
Segue abaixo parte do release da editora.
Após um infeliz acontecimento, o jovem Tiago tem sua vida transformada.
Ao ver-se diante — ou no centro — de tantas transformações, precisa buscar uma forma de entender o que a vida lhe tirou. Precisa encarar o dia-a-dia de um jeito diferente. Novo olhar sobre o já vivido?
Ao buscar(-se), encontra novos caminhos e uma surpresa boa: há muitas possibilidades de ser, de viver, de se relacionar com os outros e de olhar para si mesmo.
Numa narrativa rápida, o autor revela toda a angústia de um adolescente que precisa encarar a vida à bordo de um corpo diferente, corpo no qual falta um pedaço. Esse, o “grilo”: em plena adolescência, fase de inseguranças e dúvidas, Tiago precisa enfrentar, ainda, o medo de não ser aceito e de não conseguir encontrar seu lugar no mundo.
Convite Confraria de Maio: Ou isto ou aquilo
quarta-feira, 14 de maio de 2008
Indicação de Livro: Diogo e Diana - Vol. 1

http://www.dobrasdaleitura.com
e procurar no alto da pàgina à direita o link da Confraria que dá acesso aos textos produzidos pelos confrades.
sexta-feira, 2 de maio de 2008
Encontro com leitores de Morro Reuter
Morro Reuter respira literatura e isso percebe-se nos alunos que participaram do encontro. Apesar do frio na cidade o calor dos leitores nos aqueceu e tivemos um ótimo tempo juntos. Além dos alunos, cada biblioteca da cidade também ficou com um exemplar do meu O Rei e o Camaleão.
O pessoal que coordena a cultura e educação por lá e gente finíssima!
sexta-feira, 25 de abril de 2008
Camaradas 1
Quase não temos tempo de olhar para o lado devido ao medo de perder o rumo, o foco, a vaga no próximo trem.
Mas há pessoas que erguem a mão parando esse trem enlouquecido, e estendem a mão nos dando apoio para o passo hesitante. Nos conduzem enquanto a poeira do vento ainda nos cega e se tornam abrigo, incentivo e boa notícia.
Quero reconhecer uma destas mãos generosas na minha vida. Que me fez subir no trem e embarcar confiante nos trilhos da literatura. Não foi a única, mas a primeira de alguém já embarcado, e a mais generosa.
Eu tenho um camarada chamado Caio Riter. Valeu, Caio!
terça-feira, 22 de abril de 2008
De Narizinho ao Narigão: Um Ano de Reinação!
O primeiro livro debatido foi o clássico “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, livro esse que inspirou o nome da confraria, batizada pelo confrade Caio Riter.
Nosso objetivo é mesmo esse, reinar, incomodar, fazer com que a literatura infantil e juvenil seja notada e valorizada.
Neste ano que se passou atingimos nosso objetivo durante os encontros, na participação na Feira do livro de Porto Alegre e na mesa-redonda com nossos confrades na Festipoa, dentre outros momentos especiais. E mais recentemente recebemos o convite da participação dentro do site “Dobras da Leitura” com a publicação periódica de nossas conclusões, opiniões e observações sobre os livros que debatemos e sobre o mundo da literatura.
O narigão de “Pinóquio” é o alvo do nosso próximo debate onde teremos também a oportunidade de comemorar nosso primeiro ano de vida fértil e fecunda.
Que a terra da Confraria Reinações continue sendo fecundada pelas mentes atentas e criativas de todos os confrades e amantes da literatura infantil e juvenil!
quinta-feira, 17 de abril de 2008
segunda-feira, 14 de abril de 2008
2º Fórum de Literatura Infantil e Juvenil do RS
sexta-feira, 11 de abril de 2008
quarta-feira, 9 de abril de 2008
Gentis Palavras de Hermes Bernardi Jr.
Amigos leitores, amantes da Literatura Infantil e Juvenil, caros confrades, tem livro novo pintando no cenário gaúcho. Soube recentemente que Christian David, confrade-fundador da Confraria Reinações, estará lançando em breve seu segundo título. Chama-se Mão Dupla e chega às mãos dos leitores sob a chancela da Artes e Ofícios, editora aqui do Sul que está investindo no gênero com a qualidade que o público merece.
Estejamos atentos e de braços abertos para apoiar ao Christian que teve seu primeiro título financiado pelo Fumproarte, da SMC de Porto Alegre. O Fumproarte tem criado possibilidades infindas ao financiar projetos na área cultural e alavancar algumas carreiras de artistas que nem sempre são acolhidos pelas editoras.
Parabéns ao Fumproarte por dar seu crédito ao Christian. Parabéns à Artes e Ofícios, por avalizar um novo escritor de LIJ! Todo novo escritor será sempre muito bem-vindo!
Hermes Bernardi Jr.
Coordenador AEILIJ-RS e escritor de LIJ
segunda-feira, 7 de abril de 2008
sexta-feira, 4 de abril de 2008
Livro Novo no Prelo: Mão Dupla
Abaixo segue um pequeníssimo resumo do conteúdo do livro:
"Após um infeliz acontecimento o jovem Tiago tem sua vida transformada. Tranformam-se as amizades, os amores e as formas de encarar a vida. Apesar e devido a tantas transformações Tiago ingressa em uma busca interior para entender o que a vida lhe tirou e descobrir o que ela pode lhe dar de volta".
Em breve devo divulgar mais informações e a data da noite de autógrafos.
quinta-feira, 3 de abril de 2008
terça-feira, 4 de março de 2008
FestiPoa Literária
Segue, abaixo, a programação:
LITERATURA INFANTO-JUVENIL GAÚCHA: Caminhos e Problematização.
Coordenação: Caio Riter.
Temas: A poesia para crianças e adolescentes: Sergio Napp
A narrativa infanto-juvenil gaúcha: Claudio Levitan e Luís Dill
A experiência da criação: Hermes Bernardi e Christian David
Literatura infanto-juvenil e arte literária: Marô Barbieri
Esta é uma atividade que estará ocorrendo dentro da programação da FestiPoa Literária [de 27 a 29 de março/2008].
Maiores informações no link abaixo:
http://festipoaliteraria.blogspot.com/
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
quinta-feira, 17 de janeiro de 2008
Convite Confraria de Janeiro (Pollyanna)
No próximo dia 24 de janeiro, das 19h às 20h30min, na Letras & Cia, ocorre o 9º encontro da REINAÇÕES: Confraria da Leitura de textos infantis e juvenis. Nesta edição, o debate será sobre o clássico POLLYANA, de Eleanor Potter, com coordenação de Nóia Kern.