terça-feira, 22 de abril de 2008

De Narizinho ao Narigão: Um Ano de Reinação!

Neste mês de abril a Confraria Reinações realiza o seu 12º encontro. Ou seja, uma ano ininterrupto debatendo e trocando idéias sobre literatura infantil e juvenil.
O primeiro livro debatido foi o clássico “Reinações de Narizinho”, de Monteiro Lobato, livro esse que inspirou o nome da confraria, batizada pelo confrade Caio Riter.
Nosso objetivo é mesmo esse, reinar, incomodar, fazer com que a literatura infantil e juvenil seja notada e valorizada.
Neste ano que se passou atingimos nosso objetivo durante os encontros, na participação na Feira do livro de Porto Alegre e na mesa-redonda com nossos confrades na Festipoa, dentre outros momentos especiais. E mais recentemente recebemos o convite da participação dentro do site “Dobras da Leitura” com a publicação periódica de nossas conclusões, opiniões e observações sobre os livros que debatemos e sobre o mundo da literatura.
O narigão de “Pinóquio” é o alvo do nosso próximo debate onde teremos também a oportunidade de comemorar nosso primeiro ano de vida fértil e fecunda.
Que a terra da Confraria Reinações continue sendo fecundada pelas mentes atentas e criativas de todos os confrades e amantes da literatura infantil e juvenil!

Um comentário:

Caio Riter disse...

É isso aí, Christian. Um ano é sempre um ano, sobretudo se pensarmos na estrutura da Confraria,que não tem outro chamariza além do desejo de falar sobre livros. Ah, e grande percepção essa dos narizes. Aliás, não importa o tamanho do nariz dos personagens escolhidos, o que vale é lê-los, fazê-los viver em nosso imaginário e debatê-los. Abração