quarta-feira, 21 de março de 2007

Infanto-juvenil

Quando escrevi meu primeiro livro não pensei para qual público escrevia. Escrevi o que eu gostaria de ler, uma história divertida e que prendesse a atenção do leitor. Após ter finalizado o livro, lançado em 2006, percebi que era destinado para um público juvenil, mas que também interessaria adultos que apreciassem histórias de aventuras. No meu primeiro contato com a editora fui classificado como literatura infanto-juvenil. Nada contra. Mas inibe uma porção de gente de ler e comprar o livro. Em primeiro lugar não há nada errado em adultos lerem literatura infanto-juvenil ou juvenil, existe o preconceito, mas é completamente infundado. Como dizia C.S. Lewis (o criador de “As Crônicas de Nárnia”), “uma valsa não pode ser boa só enquanto você a está dançando”. Se um livro é bom, ele é bom sempre, tenha você 7, 37 ou 77 anos. Ao passo que, se o livro é ruim não importa em que idade você o leia, nunca vai agradá-lo. Lewis dizia também que amadurecer é acrescentar experiências e não trocá-las por outras, isso não seria amadurecimento e sim, simples mudança. Não é preciso deixar de gostar de limonada para passar a gostar de outra bebida. Da mesma forma não é preciso deixar de gostar de contos de fadas para poder ler o que consideramos literatura adulta. Bons livros duram para sempre. Livros considerados clássicos da literatura juvenil universal vivem sendo adaptados para o cinema e assistimos todos sem pestanejar, sabendo que são filmes de aventuras e que são divertidos. Originalmente, essas histórias (Os Três Mosquiteiros, Robin Hood, Os Irmãos Corsos, O Conde de Monte Cristo, A Máscara de Ferro, e tantas outras), eram, e são até hoje, considerados literatura juvenil. Isso sem falar das adaptações de personagens de histórias em quadrinhos para as telas de cinema.
Ver no cinema pode, ler não pode. Por quê? O problema não é que não lemos literatura juvenil, o problema é que não lemos. E não lemos, muitas vezes, por que o hábito da leitura é associado (quase que no chicote, na cabeça dos adultos resultantes de uma escola que só ensina a ler os clássicos que são muitas vezes muito chatos), com leituras aborrecidas cheias de interpretações de texto e narrativas monótonas (e não me entendam mal, adoro ler muitos dos clássicos da nossa literatura, mas alguns são decididamente muito chatos!). Tudo isso para que a verdadeira literatura brasileira, e se tivermos sorte, universal, não seja contaminada pelas pálidas e desvirtuadas iniciativas de escritores sem talento e sem estilo. Se o livro não mudar a ordem social ou transformar o ser humano de alguma forma, não serve.
E sabe o que acontece então? Ninguém lê. Assistir no cinema é mais fácil. Mesmo que se perca metade da história e das intenções do autor. O cinema não tem esse preconceito. Envolve centenas de profissionais e eles querem trabalhar. Mas quando não se lê um livro, é quase só o autor que sofre. Pelo menos é o que se pensa.
Não se consegue enxergar que, alargando um pouco a visão e deixando os preconceitos de lado, centenas de profissionais da literatura também poderiam trabalhar e se envolver em projetos literários. Ler não faz só bem para a mente e para o espírito, faz também bem para o país já que abriria um novo mercado que envolveria milhares de empregos!
Mas voltando ao caso da literatura juvenil, quando perdemos o preconceito e aceitamos o conselho de C.S. Lewis e nos tornamos leitores amadurecidos, abrimos um leque de opções que antes nos era desconhecido.
Um segundo ponto é o fato de existir uma espécie de vácuo na definição das editoras sobre os gêneros literários. Se um livro é aventuresco e despojado de pretensões sociais elas não hesitam em colocar lá na ficha técnica, literatura infanto-juvenil. O que, pelo menos no meu modesto ponto de vista, é um erro. Existe uma certa confusão nessas definições, muitas vezes, tanto livros considerados como sendo para crianças pequenas quanto livros considerados como sendo para adolescentes recebem a mesma definição. Essa, além do fato de não lermos qualquer literatura e de acreditamos que precisamos deixar esses livros de lado por que já somos adultos, é a outra parte do preconceito contra a literatura dita infanto-juvenil.
Talvez, uma boa idéia, além de abandonar o preconceito, seria encontrar algum outro tipo de designação para livros desse tipo. Andei olhando pela web e já notei um certo movimento a esse respeito.
Por enquanto, o negócio é tomar coragem e continuar escrevendo, lendo e incentivando o povo a ler, apesar da correnteza puxar para o outro lado.

Nenhum comentário: