sexta-feira, 20 de abril de 2007

1º Fórum Estadual de Literatura Infantil e Juvenil do RS

Neste dia 18 de abril ocorreu também o 1º Fórum Estadual de Literatura Infantil e Juvenil do RS, do qual participei. E foi MUI-TO BOM!
Diversos professores, bibliotecários, autores, jornalistas e outros profissionais participaram do evento.
Eu fiquei impressionado pelo tanto que aprendi e pelo tanto de gente que conheci. Participei de duas oficinas (com os autores Christina Dias e Caio Riter, bons demais) e de diversas outras atividades. Foi muito legal conhecer e conversar com autores gaúchos de tanta qualidade. Eu que sou meio novo na área fiquei ainda meio bobo da ter essa oportunidade.
Aliás, para quem quiser conhecer esses autores aconselho a entrar no site da Associação Gaúcha de Escritores e clicar nos Links dos sites pessoais. Só tem gente fera!
Outro jeito é ficar atento às oportunidades do tipo oficinas, feiras ou visitas à escolas.
Abaixo reproduzo parte da notícia veiculada no dia 12 de abril no site da Prefeitura de Porto Alegre.
"Fórum debate Literatura Infantil e Juvenil
O I Fórum Estadual de Literatura Infantil e Juvenil do RS: Compromisso e Qualidade será realizado nos dias 18 e 19 de abril, no Teatro Renascença. O evento trará a Porto Alegre a Professora Doutora Marisa Lajolo (Unicamp), autora, entre outros títulos, de Monteiro Lobato, Um Brasileiro Sob Medida e A Formação da Leitura no Brasil, escrito em co-autoria com Regina Zilberman. Lajolo fará a conferência de abertura: A Qualidade do Texto no Livro Infantil e Juvenil.
O Fórum tem por objetivo discutir a qualidade literária do que é produzido para crianças e jovens pelo mercado editorial brasileiro, bem como as políticas públicas para facilitar o acesso desse público aos livros. Para isso, o evento conta com a participação de especialistas no assunto, como as professoras e escritoras Regina Zilberman e Jane Tutikian, e de relatos de experiências de escritores e de alguns dos mais bem sucedidos projetos de promoção da leitura no RS, como o Fome de Livro, o Adote Um Escritor e A Literatura Bate a Sua Porta.
Durante a tarde do dia 18, vários escritores conversarão com o público a respeito de sua produção literária. No dia 19, quatro oficinas de discussão e práticas sobre o tema serão oferecidas aos participantes."
O evento teve a idealização e curadoria da escritora Marô Barbieri e contou com o apoio da Ulbra/Guaíba, Associação Gaúcha de Escritores - Ages, Câmara Rio-Grandense do Livro e Restaurante Birra & Pasta.

Nenhum comentário: